Criação de um aplicativo móvel para Casal

Aplicativo para fazer relatórios diários de abastecimento de água no estado de Alagoas

Visão geral

A Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em centros populacionais do Estado de Alagoas. Sua principal atividade econômica é a captação, tratamento e distribuição de água.

 

Cada cidade tem um responsável por fazer o laudo, algumas dessas cidades tem seu abastecimento dependente de outras cidades vizinhas, exigindo relatórios diários. O método de registro da situação de abastecimento de cada cidade era feito manualmente, em planilha impressa ou por whatsapp, que ao final do dia eram transferidos para uma planilha de excel e posteriormente ao final de cada semana uma pessoa ficava responsável por organizar tudo as situações das cidades.

 

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Meu papel

Minha função principal era desenvolver a UI, mas também trabalhei no fluxo do sistema e realizei entrevistas com usuários e gestores que receberam os dados fornecidos nos relatórios.

O Problema

As informações dos laudos demoravam muito para chegar e não havia nenhum local com histórico de registro desses laudos, era comum as cidades terem um abastecimento de água ruim e só no final do dia ter um laudo mais detalhado com o motivo, às vezes o problema era resolvido e um relatório contendo a solução do problema não era suficiente para todos.

A empresa precisava de uma forma de agilizar essa troca de informações, para avisar a população e tomar uma decisão, precisava também de uma forma de organizar o registro diário de cada situação nas cidades, com possibilidade de consultar essas informações quando desejar.

A Solução

A empresa precisava de uma forma de agilizar essa troca de informações, para avisar a população e tomar uma decisão, precisava também de uma forma de organizar o registro diário de cada situação nas cidades, com possibilidade de consultar essas informações quando desejar .

Entrevista do usuário

Já tínhamos algumas informações prévias da gestão, não eram informações muito precisas, mas eram suficientes para criar alguns modelos mentais e suposições. Realizamos entrevistas para entender:

 

  • Como era o processo de trabalho dos chefes dos núcleos responsáveis ​​pelo abastecimento?
  • Que informações eles passaram no relatório?
  • Houve algum padrão nas informações?
  • Como eles descreveram os problemas que ocorreram?
  • Quais são os níveis de gravidade dos problemas?
  • Como os superiores receberam esses dados?

As entrevistas, com os responsáveis ​​de abastecimento e com os gestores, foram realizadas online e por telefone, mas foi possível validar a informação anterior e alguns dos nossos pressupostos. Obtivemos os seguintes resultados:

 

  • Eles podiam fazer mais de um relatório por dia;
  • Os pontos de abastecimento foram analisados ​​fisicamente e em várias zonas, alguns deles não tinham ligação à internet móvel ou fixa, por vezes nem sinal de telefone;
  • Havia a possibilidade de um chefe ser responsável por mais de uma cidade;
  • Havia até 5 níveis de gravidade (ruim, ruim, normal, bom, ótimo);
  • Eles informam qual cidade, a gravidade, um motivo e uma descrição do problema;
  • O motivo não era padronizado e, às vezes, um determinado motivo podia ser bom para uma cidade e ruim para outra;
  • A descrição ficava a critério de quem estava analisando;
  • Os superiores recebiam em forma de planilha que posteriormente seria arquivada e utilizada se necessário;
  • Os chefes de abastecimento não tinham acesso aos dados consolidados que os gerentes tinham.

Metas

Com os resultados obtidos, definimos que:

 

  • O aplicativo deveria funcionar sem internet, mas ao estabelecer uma conexão os dados seriam sincronizados com o servidor;
  • Estabelecer regras para padronizar os motivos;
  • Os campos cidade, situação (gravidade) e motivo seriam pré-determinados, mas o campo descrição estaria aberto;
  • O aplicativo seria usado exclusivamente pelos patrões.

Telas e protótipos

Devido a alguns impedimentos fui direto para a criação de telas e protótipos interativos.

Conclusão

A criação do aplicativo foi um sucesso, pois levando em consideração que os usuários seriam bastante leigos com o uso da tecnologia, preparamos previamente um tutorial que poderia ser acessado a qualquer momento.

As nossas maiores dificuldades deviam-se às limitações que a empresa nos dava, prazos curtos que nos obrigavam a saltar etapas de desenvolvimento e à limitação física de alguns utilizadores que não tinham smartphone.

O projeto atendeu totalmente a demanda, substituindo a planilha física, compartilhando informações em tempo real, agilizando o processo de trabalho, padronizando as informações e abrindo espaço para o desenvolvimento de novas aplicações até mesmo dentro do setor de suprimentos, reaproveitando os dados obtidos nos relatórios.